Educadores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ativ.3.6 Elaboração do Projeto

Projeto: REGIÃO SUDESTE
Tema: ASPECTOS CULTURAIS DA REGIÃO SUDESTE

Disciplinas: Ciências, Geografia, História, Matemática e Língua Portuguesa.
Duração: Março à outubro
Temas Transversais: Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.
Série: Alfabetização de Jovens e Adultos/FIII
Professoras: Ivone Rosa, Sandra Anacleto
JUSTIFICATIVA:
Esse projeto visa atender aos interesses dos alunos da turma de Alfabetização de Educação de Jovens e Adultos da E. M. Artur Bernardes, partindo do princípio da necessidade de aprender mais sobre a região Sudeste, destacando as riquezas que compõe os aspectos culturais, sociais e ambientais dessa região.
OBJETIVOS:
·      Conhecer a região Sudeste como parte de nosso local de moradia.
·      Destacar a importância dessa região no contexto social e cultural.
·      Descobrir a riqueza da flora e da fauna que compõe essa região.
·      Aprender sobre os impactos causados pelo avanço da industrialização.
·      Destacar as influências dos descuidos sociais e políticos para com o meio ambiente.
·      Buscar soluções que possam melhorar nosso meio ambiente partindo do eu para o nós.
·      Conhecer os aspectos turísticos, bem como  a importância deles para a região.
·      Valorizar o turismo na região Sudeste.



RECURSOS:
·           Data show, notebook, folha A4, tesoura, máquina fotográfica, tinta guache, pincel, revistas, jornais, livros didáticos, aparelho de som, cartolina, pincel piloto, lápis de cor, lápis, borracha, cola, figuras dos estados da região Sudeste, figuras de vegetação, clima, hidrografia, flora e fauna da região Sudeste.

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:
·      Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a região Sudeste.
·      Leitura sobre as características principais de cada estado da região Sudeste, e porque este tema foi escolhido para ser desenvolvido na unidade escolar.
·      Apresentação de pôster e leitura, sobre alguns dos estados do sudeste.
·      Confecção de cartazes utilizando-se de fotos, recortes de revistas e jornais.
·      Estudo sobre a culinária típica de cada estado.
·      Desenvolvimento de atividades matemáticas.
·      Pesquisa sobre os três estados mais desenvolvidos da região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
·      Elaboração de gráficos e tabelas.
·      Realização de passeio externo.
·      Exposição de maquetes dos três estados mais importantes da região Sudeste.
·      Pesquisa na internet sobre os aspectos culturais e sociais.
·      Pesquisa na internet sobre a flora e fauna que compõe essa região.
·      Estudo através de slides de todo o conteúdo: vegetação, clima, relevo, solo,  industrialização , transporte, entre outros.

CRONOGRAMA
O projeto será realizado entre o mês de março até a conclusão final, que será no mês de outubro com passeios para conhecer algumas atividades turísticas da região.


CULMINÂNCIA
Na primeira semana de outubro será feita uma apresentação interna na escola.
Em um segundo momento os alunos irão expor seus trabalhos.
 As apresentações serão realizadas de forma coletiva.
No stand, mostraremos : os espaços urbanos e rurais;pontos turísticos de cada uma das regiões; bandeiras e comidas típicas

AVALIAÇÃO

Esperamos que ao término desse projeto a turma apreenda sobre as riquezas da região Sudeste, bem como da sua importância no contexto social nacional e mundial. Também, avaliaremos a participação e o interesse dos alunos nas atividades propostas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MORAES, Paulo Roberto; MELLO, Suely A. R. Freire. Região Sudeste: coleção expedição Brasil.
MAPA mundi: político, didático. Escala 1:100.000. São Paulo: Michelany, 1982. 1 mapa: color; 120 cm. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário